terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Receita da semana: Mousse de queijo fresco e framboesas

Pesquisar sobre os vários assuntos e decidir qual a melhor opção a tomar em prol da saúde já é importante. Mas, mais importante, é conseguir meter em prática depois. Muitas pessoas sabem como devem comer e o que devem fazer, mas não sabem receitas criativas e saborosas que lhes permitam comer de acordo com os seus ideais e variar. Assim, decidi então periodicamente publicar uma receita de acordo com o que eu acho saudável, que seja fácil de preparar e saborosa, e assim não só descubro eu novas hipóteses como também dou a conhecer a quem estiver interessado em praticar uma alimentação saudável.
A receita que apresento esta semana é uma mousse de queijo fresco e framboesas. E para os cépticos que, tal como eu, torcem o nariz quando lêem da primeira vez "mousse de queijo fresco": desenganem-se! Resolvi experimentar porque, apesar de ser uma ideia estranha ao primeiro contacto, aparentava ter bom aspecto, e posso dizer que é realmente saborosa. E é muito rápida e fácil de fazer! Dá para comer como sobremesa ou até como lanche, e uma porção consegue deixar-vos completamente saciados.


         Ingredientes  (4 doses)

150g de framboesas
50ml de vinho tinto
50g açúcar
2 paus de canela
100g de natas (ou natas de soja)
250g de queijo fresco

Receita

  1. Coloca-se num tacho 100g de framboesas, o vinho tinto, o açúcar e os paus de canela, e leva-se ao lume. Deixa-se ferver até o vinho reduzir e as framboesas ficarem moles, com um aspecto caramelizado. Enquanto se espera, deve-se ir mexendo e misturando os ingredientes no tacho. Depois de obtido o ponto pretendido, deixa-se arrefecer naturalmente enquanto se trata das restantes partes da mousse. Para um arrefecimento mais rápido pode-se colocar uns minutos no frigorífico.
  2. Coloca-se o queijo fresco numa taça e esmaga-se até obter uma pasta. De seguida, num outro recipiente, batem-se as natas em castelo. Junta-se as natas batidas e a pasta de queijo fresco e mistura-se bem. Para quem pretender eliminar alguns "grumos", pode bater ligeiramente os dois ingredientes já misturados. Em seguida, dividir em quatro taças individuais e levar ao frigorífico para solidificar mais um pouco.
  3. Quando a mistura de queijo fresco e natas batidas estiver já com um aspecto mais sólido, regar com a "compota" realizada no passo 1 e adicionar as restantes 50g de framboesas. Pode também colocar os paus de canela utilizados.

Valor nutricional

Cada taça individual contém aproximadamente 198kcal, 9g de proteína, 9g de gordura e 19g de hidratos de carbono.

Estes valores, comparados com os de outras sobremesas doces, são até apelativos, além de que os elevados valores de gordura e proteína ajudam a saciar mais que outras sobremesas com maior teor de açúcares do que destes nutrientes. 
Esta sobremesa pode ser adaptada ao gosto individual de cada um, mudando a fruta utilizada, o tipo de natas utilizadas (pode-se utilizar natas light para menor valor calórico e de gordura, mas nesse caso convém usar folhas de gelatina para ajudar a solidificar a mousse, uma vez que existe o risco de as natas não serem batidas tão facilmente), trocar o queijo fresco por queijo quark, reduzir o valor de açúcar e substituir o restante por adoçante para reduzir o valor calórico e de hidratos de carbono, entre tantas outras.

Seja qual a for a vossa opção, espero que experimentem e se deliciem com esta sobremesa/ lanche.

Beijinhos,

Joana Ferreira



Receita adaptada de: O Grande Livro da Cozinha Vegetariana, EuroImpala.

Sem comentários:

Enviar um comentário