quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O que come a nutricionista ao pequeno-almoço?

Pois é, já muitas vezes me perguntaram como é a minha alimentação. O que como ao pequeno-almoço, quantas refeições faço, se também cometo alguns "deslizes", se como hidratos de carbono ao jantar, etc. Assim surgiu então a ideia de vos apresentar algumas das minhas refeições, o que escolho comer e porquê. É possível fazer refeições saudáveis sempre! Se não fizer, será uma questão de escolha ;)

Começo por apresentar um exemplo do meu pequeno-almoço! Esta é apenas uma das várias opções, uma vez que costumo variar bastante; uma alimentação saudável não tem, de todo, que ser sinónimo de monotonia, e eu não gosto nada de ingerir sempre o mesmo.


Este é composto por:
- 1 Iogurte grego magro de morango
- 2 C.sopa flocos de aveia
- 1 C. sopa mix sementes de girassol, bagas de goji e nozes
- 6 Framboesas
- 1 Quadradinho de chocolate negro (70% cacau)

O resultado foi a ingestão de um pequeno-almoço nutricionalmente rico e completo! 321kcal, aproximadamente 13g de proteína, 10g de lípidos (mas só 3g saturados), 32g de hidratos de carbono (cerca de 10g de açúcares).

A proteína, necessária à manutenção muscular e síntese proteica, também aumenta a saciedade de uma refeição. Também o aumento da saciedade é conferido por uma maior quantidade de lípidos, além de que, ao serem maioritariamente insaturados, auxiliam na regulação dos níveis de colesterol, da saúde cardiovascular e da inflamação. Os hidratos de carbono fornecem energia às nossas células, e os açúcares permitem repor o glicogénio hepático, que diminui durante o jejum noturno, e que é mais facilmente reposto quando vem da fruta ;)

Por norma, não recomendo o consumo de iogurtes gregos magros, pois contêm mais açúcares que os restantes iogurtes magros. Mas a verdade é que também têm mais proteína, e para alguém que fez exercício no final do dia anterior e vai voltar a fazer hoje, um maior consumo proteico e de açúcares auxilia a recuperação muscular :)

Inspirem-se!

Um beijinho,
Joana Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário