segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Receita da semana: Pastéis de Quinoa

Esta semana apeteceu-me experimentar algo diferente! Já tinha encontrado várias receitas de pastéis de quinoa, e como tinha uma embalagem de quinoa já a meio há algum tempo, decidi terminar a embalagem com esta fantástica receita! O sabor ficou maravilhoso (admito, melhor que o aspecto!), o que associado ao reduzido valor calórico por dose fez-me pensar em repetir esta receita brevemente! Apresento-vos então o resultado e a receita ;)

Ingredientes (6 Doses)


- 130g Quinoa Real
- 150g Alho francês
- 100ml Natas soja light
- 100g Queijo quark 0%
- 15g Pão Ralado
- 3 Ovos
- 3 Dentes de alho
- Azeite, pimenta e orégãos q.b.

Receita

  1. Passe a quinoa por água. Coloque a cozer, numa quantidade de água correspondente ao dobro da quantidade de quinoa. Entre 15 a 20 minutos, a cozedura estará completa. Escorra a água de cozedura e reserve.
  2. Lave e corte o alho francês em pedaços pequenos. 
  3. Descasque e corte em pedaços os dentes de alho, levando ao lume numa frigideira com um fio de azeite. Quando começar a aloirar, adicione o alho francês, permanecendo ao lume até amolecer.
  4. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
  5. Numa taça, junte a quinoa cozida, o alho francês, os ovos, as natas, o queijo quark, o pão ralado e os temperos. Misture muito bem todos os ingredientes.
  6. Distribua a massa dos pastéis por 12 formas, untadas previamente com um pouco de azeite ou margarina, ou forradas com papel vegetal.Leve ao forno, durante cerca de 30 minutos.
  7. Desenforme os pastéis, deixando-os arrefecer. Sirva com arroz e/ou uma simples salada para o almoço, ou com um chá para um lanche diferente!

Informação Nutricional

Cada dose destes pastéis (uma dose correspondente a 2 pastéis) fornece cerca de 194kcal, 9g de proteína, 9g de lípidos (mas apenas 1,6g são saturados), 19g de hidratos de carbono (dos quais apenas 2,5g são açúcares) e 2g de fibra.

Para quem pretende refeições leves, estes pastéis são a solução ideal. Poucas calorias, poucos hidratos de carbono (e na sua maioria complexos, de digestão mais lenta e, portanto, capazes de saciar por mais tempo), valores moderados de gordura (e, na sua maioria, insaturada pelo que, além de saciar, auxilia na redução da inflamação e do "mau colesterol") e um bom contributo proteico (auxilia a manutenção da massa muscular, mesmo em regimes de perda de peso) são o que esta receita oferece, associado a um ótimo sabor.

Inspirem-se e deliciem-se!


Beijinhos,

Joana Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário